sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Commendatore Ceregatti, race car driver


Mesmo depois de tanto tempo ainda acho muito difícil ver uma cagada coisa errada em curso e ficar sem fazer nada. Não é nada fácil pra mim ver um carro de corrida correndo o risco de ir pra pista com algum erro grave de montagem ou preparação e ficar quieto. Ainda mais quando é um amigo que vai pilotar.

Pois foi o que aconteceu com o Commendatore Ceregatti na etapa de agosto de 2012 do Campeonato Paulista. Meu amigo cabeludo, grisalho e falante deu uma panca no treino de sexta-feira que danificou a saída do cano de escape do Vee #44. Na falta de outra igual, botaram um protótipo que foi refugado durante o desenvolvimento.

E o Commendatore reclamava que o carro passou a andar menos depois da troca.

Numa rápida inspeção descobrimos (L.G., sempre atento, e eu) que a sonda lambda "entupia" a saída dos gases.

"Isso tem que sair daí", pensei, já procurando um mecânico da equipe pra fazer o serviço.

Demorou. Eu mesmo peguei ferramentas e fui à luta. Do nada apareceu uma outra saída de escape que me pareceu mais adequada.

Troquei.

Fazia tempo que não sujava as mãos de graxa. Divertido, isso.

Conta o Ceregatti, num e-mail que nos mandou a respeito das voltas do L.O. no Nordschleife:

"ÉleÓ & Irineu...
(+Milton)

Que dizer? DOCARALHO 
(olha a educação, Cerega) é pouco, ainda "me dou" esse presente, podem esperar...
O bom é que vai ter um instrutor aí na Alemanha a postos: VOCE.
O Irineu não, é um irresponsável contumaz...
Aliás (rimou) ainda não dei a voce Irineu, meu MUITO OBRIGADO pela ponteira
do escapamento, por tua iniciativa e acabativa.
Saiba que o carro "acendeu" (adoro esse termo) durante a prova. Não como
estava, claro, no treino de quinta e sexta virava 3 segundos abaixo... Mas o
suficiente pra brigar por 7 voltas com um camarada que podia ser meu filho
(25 anos) e que foi desclassificado por estar 4 Kg abaixo do peso...
Pois é... Me diverti pra caray com um cara 44 Kg mais pesado que eu (pesei
570, 40 acima do mínimo).
Pra mim, nada mal. Logo voces verão as imagens, ficaram duca.
Tenho certeza que evoluí, mas falta muuuuuuuiiiiiitttttoooooooooo ainda.
Tinha tomado 2,8 segundos do Sandro, agora tomei "só" 2,0... E se não
tivesse feito aquela cagada gigantesca no treino, certamente essa diferença
cairia, podem ter certeza...
Fica pra próxima.
O importante é que, como o L.O, estou me divertindo demais, e aprendendo
tanto quanto.
Logo, logo colocarei o "documentário completo" no ar.
Desde o treino de quinta até o podio de sábado (dos outros, bem
entendido...)"

Só pra não deixar em branco, não sou o irresponsável contumaz que o Cerega alardeia. Só um pouco, quando necessário.

O video da panca do Commendatore tá aí embaixo. A panca tá nos 10'20" do longo filme:



Nenhum comentário:

Postar um comentário