terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Invadindo!

Lá por 1976 ou 1977 eu já tinha carro a algum tempo. Já devia estar no segundo carro, acho. O primeiro foi, claro, um fusca. Logo em seguida um desse aqui:


Mais um furto. Espero que o dono da foto não fique chateado. 
Meu Passat não tinha essas rodas horríveis nem garras nos
parachoques e vivia sujo.

Era com esse Passat que eu ia para Interlagos ver corridas nos fins de semana. E ficava por lá até bastante tempo depois de terminada a última corrida. Os boxes iam esvaziando, a saída do pit lane pra pista era fechada, os três (se tanto) vigias iam sei lá pra onde e...

Ficávamos eu e o Passat, só.

Entrar na pista era simples. Bastava botar o carro no pit lane e andar na contramão até a saída da pista (e entrada dos boxes, no lugar onde está hoje. Essa entrada mudou de lugar algumas vezes).

Motor ligado, primeira engatada e eu ia bem devagar até a entrada dos boxes. Virava à esquerda e... tava na pista.

Andava lá até escurecer ou até me tirarem, o que acontecesse antes.

Ao contrário da maioria dos meus amigos, meu carro não era rebaixado, não tinha escapamento barulhento e nem era lavado e polido à exaustão. Chamava menos atenção desse jeito.

A sequência das curvas eu já sabia desde pequeno, claro, porque devorava tudo que fosse publicado sobre corrida de carro. Não demorei pra pegar o traçado e foi até fácil achá-lo. Como entrava na pista imediatamente depois de um dia inteiro de corridas, o chão ficava bem marcado pela borracha dos pneus e pelos líquidos que vazavam dos carros. Andando na parte escura da pista a chance de acertar o traçado é bem alta. Mas eu tinha poucas voltas pra acertar as freadas e achar os pontos ideais pra trocar de marcha (especialmente no contorno e saída da difícil curva do Lago).

Fui ficando conhecido pelos vigias, claro, à medida que ia sendo pego em flagrante debulhando o Passat vermelho málaga. Me pegaram tantas vezes que achei melhor procurar um curso de pilotagem pra fazer.

Gostei tanto disso que acabei virando instrutor de pilotagem.





2 comentários:

  1. Inveja branca no ar!!! Imagino como era bom andar em um circuito de verdade com curvas de alta e sem um tal de S no fim da reta......
    Bom não vou criar polêmica sobre o desenho da nova pista, está aí e pronto, mas que é uma bosta comparada à antiga, isso não se discute.

    ResponderExcluir
  2. Somos dois... Como queria andar no traçado original... Respeito muito opiniões sobre a Um, Dois e Três, mas acho que a aproximação da Ferradura e o Sol original deveriam ser simplesmente du caray! Vai tentar fazer alguma coisa deste gênero hj... Acho que desce um helicóptero com o Chuck Norris, Rambo, Baretta, Kojak e até o B.A.... Anteontem já fui expulso do trecho entre o Lago e o Laranjinha, enquanto fazia algumas fotos "clandestinas" da TCMP...

    ResponderExcluir